sexta-feira, 23 de outubro de 2015

NAMASTÊ


“O Ser que habita o meu coração saúda o Ser que habita o teu coração”, este é o significado de Namastê, um cumprimento ou saudação falada no sul da Ásia.

Ele é comumente usado na cultura Indiana e Nepalesa, nestas culturas a palavra é dita no inicio de uma comunicação verbal ou escrita.

Namastê é uma palavra que vem do Sânscrito, (língua clássica da Índia antiga), e é comumente conhecida entre as pessoas que não falam hindu, de modo global o termo Namastê é associado especialmente ao yoga e a meditação.

O Namastê pode ser dito com as mãos unidas em frente ao chakra cardíaco (centro de enregia vital que fica situado na altura do nosso coração). Para indicar profundo respeito pode-se colocar as mãos em frente à testa, no caso de reverência a um deus ou santidade coloca-se a mão completamente acima da cabeça.

Este gesto expressa um grande sentimento de respeito, trás a percepção de que todos somos Um, com um olhar de igualdade ao outro.

Namaskar é uma forma ligeiramente mais formal que Namastê, é usado para pessoas idosas, autoridades, enfim pessoas que temos mais respeito. Mas ambas, Namastê e Namaskar, tem o mesmo significado.

Esta palavra que provém do Sânscrito namas: "curvar-se, saudação reverencial", e te: “para ti”, significa, literalmente “curvo-me perante ti”.

No yoga, quando dito ao instrutor, ele significa “sou seu humilde criado”
"O deus que habita no meu coração, saúda o deus que habita no seu coração. Mais radiante do que o Sol. Mais puro que a neve. Mais sutil que o éter. Esse é o Ser, o Espírito dentro do coração de cada um de nós. Esse ser sou eu, esse ser é você. Somos todos nós, está em você, está em tudo." (fonte Sânscritos M.V.)

O grande aprendizado que esta simples palavra, Namastê, trás para o nosso dia a dia é desta consciência de que, indiferente da condição social, hierárquica, cor, sexo, religião, somos em essência todos iguais.

Quando vemos o outro com olhos de amor, humildade, compaixão e igualdade trazemos para a nossa vida mais harmonia, tranquilidade e felicidade.


Namastê  _/\_
Cintia Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário